Perguntas frequentes

FAQ

Os booktubers são, no geral, pessoas que gostam de ler e anseiam difundir esse amor pelo universo dos livros através dos seus canais de vídeo. Para isso, publicam resenhas, comentários, discussões, impressões e desenvolvem diversos desafios de leitura. Neste concurso, o foco do vídeo será a produção de uma resenha do livro escolhido.

A pré-inscrição deverá ser feita pelo coordenador pedagógico da escola parceira SAS no site do concurso. Já a inscrição, diante da definição das equipes participantes, deverá ser realizada coordenador ou pelo professor responsável por cada equipe, posteriormente. Os alunos interessados devem procurar a coordenação pedagógica da sua escola.

Estudantes de escolas parceiras SAS dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Alunos, professores e coordenadores das escolas parceiras SAS interessados em participar terão acesso a um acervo digital específico do concurso, dentro da plataforma Árvore de Livros. Os professores responsáveis receberão um livro de atividades para realizar as atividades com os alunos participantes. Os alunos participantes também terão acesso a um guia para auxiliá-los até a gravação do vídeo final.

As equipes serão compostas por 1 professor orientador e até 4 alunos de uma mesma série, mas não necessariamente de uma mesma turma.

O concurso Li, Gravei foi dividido em duas grandes etapas: LER e GRAVAR. Na primeira, as equipes irão mergulhar no universo dos autores escolhidos durante quatro semanas e começar sua viagem pela literatura a partir de outro olhar, ao mesmo tempo em que refletem sobre o papel dos livros que pode ser algo jovem e moderno. Depois de se apropriarem da linguagem e dos textos propostos chega a hora de gravar os vídeos. Todo o processo de produção, desde o roteiro até a finalização, terá duas semanas.

Após realizar a pré-inscrição, o coordenador pedagógico receberá um código de acesso à plataforma Àrvore de Livros em seu e-mail. Ele, por sua vez, já dentro da plataforma, deverá solicitar os códigos de acesso dos professores interessados em participar do concurso. Já dentro da plataforma, os professores serão dos responsáveis por solicitar os acessos dos alunos interessados. A partir daí todos podem explorar a plataforma de leitura digital por meio de um computador, celular ou tablet.

A Árvore de Livros é uma plataforma de leitura digital exclusiva para escolas. Seu acervo é diversificado e conta com milhares de obras de variados gêneros literários. A plataforma pode ser acessada de qualquer hora e lugar por meio de computadores, tablets e celulares.

Os participantes contarão com um acervo selecionado especialmente para o concurso. São 49 livros, desde clássicos da literatura brasileira até obras mais contemporâneas. Durante o “Li, Gravei”, os alunos e professores irão vivenciar o universo dos booktubers e ainda compartilhar seu olhar sobre livros consagrados, por meio da Árvore de Livros, plataforma e leitura digital.

Cada aluno só poderá participar de uma equipe, entregando apenas um vídeo, com no mínimo 3 e no máximo 5 minutos. Cada escola estimulará a participação do maior número de equipes possíveis. Porém a escola só poderá inscrever apenas três vídeos para representa-la na fase competitiva do concurso.

Sugerimos que a escola faça uma culminância interna para escolher os 3 melhores vídeos dentre todos os produzidos pelos alunos. No caderno de atividades do professor serão dadas orientações para essa culminância final.

Seis vídeos serão selecionados pela equipe da Árvore de Livros para seguirem para uma votação final on-line que acontecerá na home page do concurso. A escolha do vencedor será pelo voto popular. O vídeo que receber mais “likes” na página de votação ganhará o concurso Li,Gravei!

A equipe vencedora receberá a premiação em Fortaleza. Alunos, professor e diretor virão a Fortaleza, com tudo pago, receber a premiação durante o evento RedeLer, no dia 26 de maio de 2019. Na ocasião, o grupo também fará uma visita ao SAS e assistirá ao espetáculo Ceará Show.

Fale conosco Preencha o formulário ou mande mensagem via Whatsapp para (21) 998373-7146